top of page

 RESULTADOS

Alguns detalhes dos nossos projetos de Transferência.

Além de atender aos objetivos de prazos e custos dos clientes, a MVS Consultoria conquistou sua confiança e satisfação. Este é o nosso maior reconhecimento.

Por várias empresas, trabalhando como funcionário ou como consultor: planejei, acompanhei e liderei mudanças de Plantas Industriais, entre cidades e entre Estados, envolvendo de 150 a 1.000 funcionários.

Cada projeto trouxe um desafio diferente, um novo aprendizado.

“ Mauro Vicente – Sócio Diretor da MVS Consultoria”

Abaixo alguns detalhes dos Projetos de Transferência já realizados:

  • Nos anos 90 trabalhando na empresa Brosol, participei da equipe de transferência da divisão automotiva da Ferragens Haga do RJ para SP capital.

  • Esta Planta foi instalada na empresa Metalúrgica Micro (SP Capital), logo depois realizei a transferência desta Planta de SP Capital para Ribeirão Pires.

  • Na mesma década a Brosol comprou a empresa Forin, que era líder do seguimento de fechaduras, fechos e chaves para veículos, fui o responsável pelo planejamento da transferência desta Planta Industrial, com 1.000 funcionários, de SP – Capital para Ribeirão Pires. Tinha foco na logística, pois a Forin nesta época atendia a todas as montadoras de veículo do Brasil.

  • Após um período de funcionamento em Ribeirão Pires, a nova unidade denominada “Carroceria” foi vendida para a Iochpe Maxion. Esta por sua vez resolveu transferir esta unidade para Contagem (MG) formando a Tecmisa. Fui o responsável pelo planejamento de toda transferência, comunicação com os funcionários e fornecedores, além de ter realizado processos de terceirização de áreas não interessantes para transferência para MG.

  • Nos anos 2000 trabalhando na empresa Grammer do Brasil, fui contratado para realizar a transferência da unidade automotiva da empresa Probel do Ipiranga para uma nova Planta em Suzano. A nova Planta foi iniciada do zero e o grande desafio era torna-la apta a receber linhas de montagem de bancos automotivos em curto espaço de tempo, sem interromper o abastecimento das montadoras e tendo ainda o desafio extra de lançar um novo produto (F250 – Ford) enquanto realizava a mudança. Todo processo foi concluído em poucos meses, sem interrupção do atendimento, o novo produto foi lançando e tivemos a certificação ISO 9001 sendo conquistada depois de 3 meses de funcionamento da nova Planta.

  • Depois de dois anos, realizei a transferência desta mesma Planta de Suzano para Atibaia, onde fica a matriz da Grammer no Brasil.

  • Ainda nos anos 2000, agora trabalhando pela empresa Legrand do Brasil (Pial Legrand) coordenei o planejamento e a execução do fechamento de 2 Plantas em SP (Zona Sul e Guarulhos) e sua transferência para Campo Largo (PR). Foram 22.000 m² colocados em 35.000 m² já ocupados, sem nada construir. Realizei o planejamento por 1 ano de forma isolada, apenas com o conhecimento da diretoria do Brasil e com acompanhamento do Board no Headquarter na França. A Legrand havia comprado a divisão de materiais Elétricos da Lorenzetti, cuja fábrica estava instalada em Campo Largo (PR). Realizei o planejamento completo, com reporte mensal para a matriz, com acompanhamento direto do “chairman” do Grupo. A execução contou com um Plano amplo de comunicação (funcionários, clientes, fornecedores, imprensa, governo, sindicatos) elaboração de pacote de benefícios para demissão, plano detalhado de desmontagem, transferência e instalação na nova unidade além da preparação dos estoques para suportar a mudança, sem prejudicar o atendimento aos clientes e aos objetivos de faturamento da empresa. Tivemos que capacitar novos funcionários, porque dos 500 que tínhamos em SP, somente pudemos transferir 20. Foi um grande sucesso em termos de manutenção da capacidade produtiva, qualidade e redução de custos, além de um enorme aprendizado. Foram utilizadas 210 carretas na movimentação destas plantas de SP para o PR.

  • Nos anos 2010 fui contratado para instalar uma nova unidade produtiva da SAG (Salzburger Aluminium Group) no Brasil. A SAG é uma empresa austríaca que faria o Start up de sua nova Planta Automotiva em Jaguariúna (SP). Fui o funcionário número 1 (um) contratado no Brasil para realizar a instalação de Unidade Produtiva que era composta de maquinário complexo para solda de alumínio com robôs, montagem e teste dos tanques de combustível para caminhões. Também a realizei a contratação dos funcionários, desenvolvi fornecedores, atendia aos clientes. Trabalhei por dois anos na empresa como Diretor de Operações.

  • Nos anos 2020, já atuando como consultor da MVS Consultoria, trabalhei no planejamento técnico da transferência de uma Planta de fundição de não ferrosos da fundição Magma de Limeira (SP) para Andradas (MG). Realizei o Plano Diretor, lay out de máquinas, estudo do fluxo de movimentações na nova planta, acompanhamento das necessidades técnicas de alvarás, licenças, contratação de demanda de Energia Elétrica e mais o dimensionamento de todas utilidades para a nova planta. Realizei o Planejamento, a Gestão e a Execução do Projeto de Transferência, onde tínhamos como objetivo, além da transferência, o aumento de capacidade na nova planta através da compra de novos equipamentos para fundição.

  • Ainda nos anos de 2020, atuando como consultor da MVS Consultoria, participei ativamente do projeto de mudança da empresa Prafesta de sua unidade de Mairiporã para a nova planta industrial em Atibaia. Foram transferidos equipamentos de injeção, extrusão de plásticos e de todas as áreas produtivas e de suporte como: manutenção, ferramentaria, qualidade, etc. Atuei desde a fase de planejamento até o acompanhamento da execução. Atuei para garantir a organização e a fluidez no processo de transferência e dei suporte técnico nas diferentes fases do projeto. Contribuí para a realização da mudança de forma estruturada e alinhada às necessidades operacionais da empresa.

Tomada a decisão, agora é necessário implementá-la. Para que nada fuja do objetivo inicial, uma série de medidas são necessárias em todos os níveis. Há um planejamento a ser feito e um projeto a ser acompanhado. Pessoas necessitam estar comprometidas com a decisão tomada. Tudo isto fica muito mais factível quando gerido por pessoas que exclusivamente tem preocupação com o resultado final, seja um Gestor de Projetos ou um Consultor.

Podemos auxiliar sua empresa através de: aconselhamento, sugestões e dicas para realizar o Planejamento, a Gestão ou mesmo realizar a Execução da Transferência de Plantas Industriais e Comerciais. Não viaje por mares desconhecidos sem estar acompanhado por um navegador experiente. Porque fazer uma travessia arriscada sozinho se você pode ter a companhia de alguém que já cruzou estas águas, conhece os ventos, as rotas e as pedras escondidas no caminho.

Se sua empresa necessitar de uma participação mais efetiva da MVS Consultoria no seu projeto, estamos abertos para discutir sobre a realização de um Contrato de Prestação de Serviços especialmente focado na sua empresa.

Fale conosco, teremos prazer em fazer uma proposta que atenda às suas necessidades.

bottom of page